Porquê Skatepark?

Um espaço adequado e em segurança para a prática de actividades lúdicas e desportivas informais ligadas ao skate, patins e bmx.

Envolvem a comunidade:  Os jovens skaters são defensores das coisas que são importantes para eles. Os skateparks formam e sustentam comunidades saudáveis. Servem de ponto de encontro para iniciantes e habilidosos partilharem experiências. Para muitos jovens torna-se o seu segundo lar.

Criam um sentimento de pretença: Para muitos jovens é importante serem reconhecidos e valorizados pelas comunidades. Em alguns locais, as autoridades não permitem a prática destes desportos na via pública. De uma forma ou outra, os skateparks acolhem centenas de jovens e crianças que não têm para onde ir, principalmente de famílias de baixos rendimentos que são geralmente excluídas de participar em desportos organizados.

Potenciam estilos de vida saudáveis: Combater a obesidade tornou-se uma prioridade nacional. A longo prazo, o aumento do tempo dedicado às novas tecnologias e o sendentarismo potenciam o aumento dos riscos de doenças cardiovasculares, aumento de colesterol, depressão e em alguns casos, câncro. A felicidade e o desenvolvimento saudável das crianças e jovens são alguns dos objetivos do skatepark.


Porquê betão?

É de longe a opção mais indicada para estruturas permanentes ao ar livre. O betão é um material altamente resistente, carece de baixa manutenção e pela sua característica moldável no local  inspira o movimento e pode fundir-se com a paisagem. A prática destas actividades numa superficie de betão não causa ruído e torna-se agradável para quem assiste. Os skateparks em madeira popularizados após os XGames em 00's rapidamente foram substituídos nos EUA e Norte da Europa por betão, devido ao alto custo de manutenção e desinteresse dos utilizadores. 



Como conseguir um Skatepark?

Com base na nossa experiência, assistimos ao desenvolvimento de processos para a criação de skateparks e sabemos quais os passos certos para o alcançar. 

Começa uma campanha: Forma uma equipa.  Reúne um grupo de amigos, professores e pessoas dispostas a trabalhar na tua causa. Comunica ao poder local, quer seja a Associação de Moradores, Junta de Freguesia, Autarquia ou outra. 

Procura uma localização: Faz uma pesquisa para encontrar potenciais locais onde instalar o skatepark. Faz um acordo com o poder local. 

Envia-nos toda a informação: Necessitamos saber quais as necessidades, localização para o skatepark e contactos das pessoas/autoridades envolvidas. Assim, podemos ajudar-te a tornar o teu projeto realidade.

Construção especializada: Os skateparks devem ser construídos por pessoal especializado. Para além de ter de  cumprir normas europeias como a EN 14974:2019, os skateparks devem ser projetados e executados para potenciar a evolução em segurança dos utilizadores. É altamente desaconselhado a compra de equipamentos por catálogo, pré-fabricados e sem a aprovação de praticantes experientes.